Ansiedade:o que é, origem e quando é anormal.
- ricardo amadera
- 17 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Já vi muitos pacientes confundirem o que é ansiedade, por isso, para uma melhor comunicação com seu profissional da saúde, vale a explicação.

Tem algum motivo para sermos ansiosos?
Segundo a teoria de Darwin, foi selecionada naturalmente quando surgiram os primeiros seres humanos, como uma emoção importante para a sua sobrevivência. A ansiedade é normal e necessária ao ser humano. É por conta dela que nos preparamos para uma prova, que quando atravessamos a rua olhamos para os dois lados. Por isso dizemos que a ansiedade nesses casos é adaptativa. Quando não é adaptativa, a ansiedade chega a um nível que não é normal trazendo prejuízos para o indivíduo.
O que de fato é a ansiedade?
A ansiedade é uma emoção orientada para o futuro. É um estado permanente de ameaça ou apreensão. Questões como “E se?’’ são predominantes. (E se eu perder a hora; E se eu bater o carro; E se o almoço não der certo, etc…).
Quando a ansiedade não é normal?
Segundo Clark e Beck existem cinco critérios que explicam a ansiedade anormal:
1-Cognição disfuncional: Há uma avaliação errada do perigo. Um leão correndo em sua direção provoca uma reação normal de perigo. Agora, não é normal ver um Chihuaua passeando em sua direção e você ter uma reação de perigo.
2- Funcionamento prejudicado: A rotina é comprometida.
3- Manutenção: Uma ansiedade experimentada por bastante tempo.
4- Alarmes falsos: Ataques de pânico quando não há sinais de perigo.
5- Hipersensibilidade a estímulo: O indivíduo ansioso responde de forma exagerada na presença de um estímulo similar ao temido. É normal sentir medo de uma cobra venenosa, mas não de um desenho de cobra venenosa.
Nos próximos posts iremos conhecer os tipos de ansiedade e depois como enfrentá-los de diversas formas. Qualquer dúvida mande seu comentário ou mande um email para: ricardo.amadera@alumni.usp.br
Comments